História

Passeios

Fale Conosco

(21)3197-0828

Passeios Históricos em Teresópolis

Apresentação de Teresópolis

Spa Featture

Teresópolis é um município da Microrregião Serrana, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ocupa uma área de 770,601 km², contando com uma população de 167 622 habitantes (2012), segundo estimativas do IBGE , sendo a 19ª cidade mais populosa do estado. O seu centro tem uma temperatura média anual de dezesseis graus centígrados[carece de fontes]. Na vegetação do município, predomina a mata atlântica.

 

História de Teresópolis

O nome “Teresópolis” é formado pela junção do antropônimo “Teresa” com o termo de origem grega “pólis” (que significa “cidade”), significando, portanto, “cidade de Teresa”. Trata-se de uma homenagem à imperatriz brasileira Teresa Cristina, esposa do segundo Imperador brasileiro D. Pedro II.

Antes da chegada dos primeiros portugueses à região da atual Teresópolis, no século XVI, a mesma era habitada por índios timbiras. Em 1583, índios temiminós da tribo de Arariboia receberam uma sesmaria que incluía a atual Serra dos Órgãos. Ao longo dos séculos seguintes, portugueses foram adquirindo sesmarias na região. A mesma também passou a abrigar, no chamado “Quilombo da Serra”, escravos fugidos das plantações de cana-de-açúcar da Baixada Fluminense6 . A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 por Baltazar da Silva Lisboa, que, em seu relato, descrevia a serra e também a Cascata do Imbuí.

A Família Imperial Brasileira encantou-se profundamente com as belezas naturais e clima desta região serrana, onde, em frequentes visitas e períodos de férias na região, descansava.

Em 6 de julho de 1891, através do Decreto 280 do então governador Francisco Portela, a freguesia foi alçada à condição de município, com sede na freguesia de Santo Antônio do Paquequer ou “Teresópolis”, em homenagem à Imperatriz Dona Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, sendo desmembrado o seu território do município de Magé. A partir da República, graças à Lei Estadual nº43 de 31 de janeiro de 1893, a vila de Teresópolis é elevada à categoria de cidade e o Município de Teresópolis.

 

Pontos Turísticos Históricos de Teresópolis

1) Lago Iacy

Spa Featture

Na Granja Guarani, popularmente chamado de lago do Saldanha, em homenagem a um antigo morador, pai do jornalista João Saldanha, o belo atrativo é rodeado por bancos, mesas e aparelhos para a prática de esportes e exercícios físicos.

2) Feirinha de Teresópolis

Spa Featture

A feira de artesanato ocorre em local aberto, na Praça Higino da Silveira, e funciona todos os sábados, domingos e feriados. Reúne artistas populares e artesãos da cidade. Seus estandes são padronizados, cobertos com toldos coloridos, colocados em fileiras abrangendo toda a praça. A feira de artesanato realiza-se nesta praça desde 1983. Um trenzinho, que circula nas ruas próximas ao local, cavalos e charretes compõem a área de lazer no entorno.

São comercializados na Feirarte: cerâmica, tecido, tricô, bijuterias, prata, palha, couro, camurça, plantas desidratadas entre outros artigos de artesanato, além de conservas, biscoitos e outros produtos comestíveis. Destaque para o mel de abelha proveniente de apiários da região. Na Praça de Alimentação, o visitante pode entrar em contato com diferentes tipos de gastronomia: churrasco, grelhados, yakissoba, pastéis, comida baiana (acarajé), sanduíches, salgados e petiscos.

3) Granja Comary

Spa Featture

A Granja Comary é o fruto dos sonhos do empresário Carlos Guinle em transformar parte da mata nativa em uma fazenda modelo. Mais tarde, a área foi loteada, transformando-se num condomínio residencial.

Revelada ao mundo pelas emissoras de TV que acompanham o treinamento da Seleção Brasileira, a Granja tem como atrações principais o lago artificial, emoldurado pela visão dos picos da Serra dos Órgãos e a concentração de futebol da CBF com seus cinco campos de treinamento. O bairro recebeu o nome do empresário, por um decreto municipal no ano 1969, numa justa homenagem à importância de um participante ativo da história e no crescimento da cidade.

4) Matriz de Santo Antônio de Paquequer

Spa Featture

Localizada na Av. Oliveira Botelho – Alto, a igreja está situada em uma das principais avenidas de Teresópolis, região que apresenta o maior conjunto de casas antigas do município, no bairro do Alto. Fazem parte do seu entorno um polo comercial e de serviços com destaque para o Colégio São Paulo. A igreja é cercada por um muro de pedra e granito e em sua volta convivem árvores de grande e médio porte.

A Igreja Matriz de Santo Antônio de Paquequer está intimamente ligada à história de Teresópolis.  Em 1880, a matriz encontrava-se em ruínas, quando foi iniciada a construção atual.  Em novembro de 1933, era consagrada a nova Matriz de Santo Antônio do Paquequer. Recentemente, um novo templo foi construído em um  terreno ao lado esquerdo da igreja.

5) Cascata dos Amores

Spa Featture

Praça Nilo Peçanha, próximo ao Alto, no centro urbano. O acesso é feito pela Avenida Oliveira Botelho, Rua Augusto Amaral e Rua Ângelo Coqueiro. Destaca-se como balneário público, com uma piscina artificial.

6) Museu Municipal do Esporte

Spa Featture

Localizado no Ginásio Pedro Jahara – Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea, o moderno Museu Municipal do Esporte conta um pouco da história dos desportistas teresopolitanos que representaram a cidade em competições nacionais e internacionais. Entre as muitas atrações do seu acervo, estão medalhas, troféus, equipamentos e material de diferentes esportes utilizados nas competições.

7) Casa de Cultura Adolpho Bloch

Spa Featture

A construção, de 1985, está localizada na Praça Juscelino Kubitschek, no bairro de Araras. Em seu entorno estão a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, o Centro Educacional do mesmo nome e o Convento dos Capuchinhos. A praça, arborizada, com bancos, playground, mesas de jogos para cartas, dominó, xadrez, dama e ping-pong, além de um teatro de arena, também é atração turística.

Na Casa de Cultura estão, ainda, um auditório com capacidade para 140 pessoas, salão de exposição, sala de aula de artes plásticas, música e dança, salas da administração e depósito. Sua arquitetura permite a exposição de quadros, esculturas e peças de artesanato. As fachadas são em painéis de vidro, o que possibilita uma integração maior entre o interior e o exterior, principalmente pela visão possível do maciço da Serra dos Órgãos.

8) Casa da Memória Arthur Dalmasso

Spa Featture

Localizada na Praça Baltasar da Silveira, 91 – Centro, foi inaugurada recentemente, vai abrigar o Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, a sede administrativa da Secretaria de Cultura e uma biblioteca específica para pesquisa da história de Teresópolis. Vai servir ainda para exposições de imagens, objetos e documentos ligados ao passado do município.

Com uma arquitetura que mistura os estilos neoclássico, normando e art-nouveau, o casarão foi construído na década de 20 pelo então prefeito José Lino de Oliveira Leite, em homenagem à sua esposa Cecília. Com a morte da companheira, em 1925, José Lino decidiu vender o imóvel que, de lá pra cá, pertenceu a diversos proprietários.

Funcionou como escola – o Ginásio Teresópolis – hotel e ainda como sede de uma empresa de manutenção de aparelhos eletrônicos. Em 1987, a propriedade foi desapropriada pela Prefeitura de Teresópolis, sendo em seguida tombada pelo Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural , tornando-se sede da Biblioteca Municipal.

9) Colina dos Mirantes

Spa Featture

Praça Reginaldo M. de Castro na Alameda Nilo Tavares, Fazendinha. Oferece vista panorâmica de toda a cidade de Teresópolis e do maciço da Serra dos Órgãos.

10) Palácio Teresa Cristina

Spa Featture

Situado em uma das avenidas principais do município, Av. Feliciano Sodré 675, no ponto central do Bairro da Várzea, o Teresa Cristina abriga a sede da administração municipal.  O prédio, com suas linhas em estilo colonial, é um dos mais bonitos da cidade, segundo especialistas em arquitetura. Inaugurado, em parte, pelo Prefeito Euclides de Aquino Machado, na década de 20, foi concluído na administração do Prefeito José de Carvalho Janotti – 1955 a 1958 –  que mobiliou e equipou secretarias, departamentos e divisões.

O Paço Municipal, além da Administração Municipal, já foi sede do Fórum, Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Cartório Eleitoral e de inúmeras outras repartições públicas, incluídas aí a Secretaria de Agricultura do Estado, a Coletoria Estadual e uma seção regional do Ministério da Agricultura. Foi, também, palco de inúmeros movimentos políticos, culturais, artísticos e cívicos.

O Paço Municipal passou por uma reforma recente, quando foi inaugurado o Teatro Municipal de Teresópolis, com a capacidade para até 152 pessoas. No local estava o antigo auditório. O pátio externo é amplamente utilizado para eventos culturais e populares, como festas e shows.

11) Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira

Spa Featture

Localizada na Rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, s/nº – Várzea, foi inaugurada em outubro de 2004 é considerada pelos especialistas uma das cinco melhores do Brasil. O projeto foi elaborado pelos técnicos da Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ). A pista conta com obstáculos em quartes, funboxes, rampas retas, caixotes, corrimões, double set, minirrampa e outros obstáculos próprios para a prática de skate e semelhantes, como patins.

A Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira foi uma justa homenagem ao jovem teresopolitano falecido em 1998, juntamente com Mozart Catão – o primeiro brasileiro a subir o Monte Everest – numa escalada ao sul do Monte Aconcágua. Além de atender aos amantes dos esportes radicais sobre rodas, o espaço, localizado ao lado da rodoviária, conta também com uma quadra para hóquei sobre patins.

12) Matriz de Santa Tereza

Spa Featture

A Matriz de Santa Teresa está localizada na Praça Baltazar da Silveira. Foram feitas obras de paisagismo e urbanização em 1913 pelo então prefeito Sebastião Teixeira. O local passou por diversas modificações, a última em l955, preservada até hoje. A Praça Baltazar da Silveira foi um dos núcleos principais do desenvolvimento de Teresópolis, local de onde se irradiaram manifestações políticas, culturais e sociais do município.

Em 1855, na Praça Provincial, depois Santa Teresa, atual Praça Baltazar da Silveira, iniciava-se a construção da capela da Várzea, sob o cargo de Santa Claudiana depois Santa Teresa D’Ávila, padroeira da Paróquia  e da cidade de Teresópolis. A construção da Matriz de Santa Teresa data da segunda metade do século XIX. Em 1927, a capela então existente foi demolida, por estar em péssimo estado de conservação e não mais comportar o grande número  de fiéis.

Iniciou-se então a construção da atual Matriz de Santa Teresa, sob a direção do Cônego Bento Humberto Guilherme Maussen. Nessa época, a missa e outros ofícios religiosos eram celebrados em residências particulares. Na década de 30, embora precariamente, os fiéis já podiam frequentar a nova Igreja de Santa Teresa.

Em 1939, o Cônego Bento Maussen faleceu. Seu corpo foi sepultado na igreja, atrás do altar-mor, sob lápide de mármore branco. No chão liso encontram-se inscrições com seu nome e as datas do seu nascimento e falecimento. A Matriz, em estilo gótico, possui belos vitrais de origem tcheca. Recentemente, o templo passou por reformas e pintura em sua fachada.

13) Palacete Granado (SESC)

Spa Featture

Na Av. Delfim Moreira, 749, o Palacete fica localizado próximo aos Shopping Várzea e Teresópolis Shopping Center. O local foi construído para moradia do Sr. José Antônio Coxito Granado, imigrante português, que fundou e dirigiu, no Rio de Janeiro, a “Drogaria Granado”, além do primeiro laboratório de análises do Rio.

No princípio do século, o comendador José Granado descobriu Teresópolis, onde transformou a imensa área em uma chácara modelo, desenvolvendo a floricultura, pomicultura e, especialmente, vinhedos e plantas medicinais. Neste local, em 1913, foi construído o Palacete. Depois da morte do comendador, em 1935, funcionou, entre 1940 e 1976, o Colégio Teresa Cristina. Hoje em dia a construção serve de sede cultural do SESC, com biblioteca, espaço para artes plásticas, oficina de artes com aulas de pintura, desenho e artesanato, entre outros.

O Palacete, em estilo francês, é uma construção em pedra, cal e tijolos, coberta de telhas, assoalhado, com porão onde se encontram salas e uma cantina. Na parte superior da casa, uma grande varanda no lado direito. Atrás do prédio funciona uma moderna pousada, construída recentemente, com piscina e quadra de esportes, além de um teatro com capacidade para 247 pessoas sentadas.

14) Orquidário Aranda

Spa Featture
O Orquidário Aranda está situado nas terras do bairro Quebra Fracos, na Estrada Francisco Smolka. O local tem uma densa vegetação, entre pinheiros, araucárias e cedros, próximo à sede do sítio. Possui uma área total de 8 mil metros quadrados,  quatro estufas, dentre elas, uma utilizada para o cruzamento das espécies e outra para laboratório de experiências de cruzamento.

Possui cerca de 36 mil  mudas, destacando-se a coleção composta de híbridos, e outras plantas importadas, num total de 500 espécies, aproximadamente. O laboratório foi criado com o objetivo principal de preservar as orquídeas brasileiras e estrangeiras, através de pesquisas e fecundações artificiais feitas em laboratório.

Com as espécies obtidas são realizados novos cruzamentos, objetivando melhorar a qualidade do produto para exportação. Este processo é longo e minucioso, indo da fecundação artificial à primeira floração, durando de oito a dez anos. Setenta por cento das plantas existentes são importadas ou adquiridas de colecionadores brasileiros.

Todas as espécies raras obtidas através destes cruzamentos são cadastradas em Londres. O laboratório da Aranda Plantas está entre um dos melhores do Brasil, e é considerado o maior orquidário comercial do País. Mensalmente é ministrado um curso para os interessados em aprender a cultivar esta linda e exótica flor.

15) Circuito Tere-Fri

Spa Featture

A rodovia RJ-130, que liga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, ganhou um novo nome: Circuito Tere-Fri. São 68 quilômetros de lugares encantadores e aconchegantes circundados por áreas remanescentes de Mata Atlântica. No coração da Serra Verde Imperial, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, encontra-se o cenário ideal para passeios, aventuras, esportes e descobertas.

O Circuito Turístico Tere-Fri oferece diversos atrativos para os visitantes, além de charmosos hotéis e pousadas. Uma das principais atrações do circuito, a Cachoeira dos Frades, com os seus dez metros de queda, é ideal para banhos, formando uma piscina natural de águas transparentes. Há ainda a Mulher de Pedra, com 2.400m de altitude. Sua denominação provém da semelhança com a silhueta de uma mulher deitada.

Em todo o percurso da estrada, o clima convida a passeios a cavalo e caminhadas em meio a belas paisagens, cercadas de muito verde e riachos de águas cristalinas. Já os adeptos de escaladas encontram no Circuito Tere-Fri algumas das vias mais altas do país, como no conjunto do Parque Estadual dos Três Picos, localizado em Salinas. À noite, o clima de montanha convida à uma lareira, saboreando uma taça de vinho ou um chocolate quente.

16) Sobrado José Francisco Lippi

Spa Featture

Na Estrada Teresópolis – Friburgo, km 15 – Venda Nova, o Sobrado, que foi sede de uma antiga fazenda e sua arquitetura do século XIX, abriga acervo iconográfico e documentação histórica sobre a origem da localidade de Venda Nova, no 3º distrito de Teresópolis. No espaço também são comercializadas peças de artesanato e plantas ornamentais.

17) Capril Genéve

Spa Featture

Na Estrada Teresópolis-Friburgo, Km 16 – Venda Nova, o Capril Genève foi construído em 1995, inspirado na arquitetura suíça e conta com um rebanho de 250 animais, sendo 70% de raça Saanen e 30% da raça Parda Alpina. A ordenha é mecânica, feita duas vezes por dia, e grande parte da alimentação dos animais é produzida na própria fazenda.

O Capril recebe visitantes e são acompanhados por um guia que mostra todas as etapas de fabricação do queijo e também detalhes da criação dos animais.