Ecoturismo

Passeios

Fale Conosco

(21)3197-0828

Passeios Ecoturismo em Teresópolis

Ecoturismo em Teresópolis

A cidade abriga a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, bem como grande parte do Parque Estadual dos Três Picos, o maior parque estadual do Rio de Janeiro. É uma cidade cercada por matas e por formações bastante conhecidas, como a Pedra do Sino, Agulha do Diabo, Pedra da Tartaruga e Mulher de Pedra. Por suas formações montanhosas, a cidade é considerada a capital nacional do montanhismo.

Passeios:

1) Trekking

Spa Featture
Um dos mais famosos trekkings do país – a travessia Teresópolis-Petrópolis pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos – tem 30 quilômetros, vencidos depois de três dias de caminhada. Considerado difícil, o trajeto passa por cachoeiras e pela Pedra do Sino, a 2.263 metros de altitude e mais alta da serra do Mar, com vista para a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro e parte do Vale do Paraíba. As trilhas são sinalizadas, mas é indicado fazer a travessia com acompanhamento de guia. É recomendável levar celular, barraca, saco de dormir, agasalho, capa de chuva, lanterna, protetor solar, boné, bota impermeável e lanche. Quem optar por chegar apenas à Pedra do Sino encara 11 quilômetros de caminhada (somente na ida). O parque abriga ainda duas trilhas leves – a da Primavera, vencida em 15 minutos e emoldurada por árvores de espécies diversas; e a Mozart Catão, com um quilômetro de extensão e que leva ao mirante Alexandre Oliveira.

 

2) Escalada

Spa Featture
A Serra dos Órgãos é um dos mais tradicionais sítios de escalada do Brasil. Entretanto, em função do alto grau de dificuldade, em muitos casos é necessário autorização do Ibama e acompanhamento de guia. Entre os picos mais cobiçados estão a Pedra do Sino, o maior paredão para escalada do país; o Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude e com vista para a cidade do Rio de Janeiro; e o Escalavrado, a 1.406 metros.

 

3) Arvorismo

Spa Featture
São três percursos, todos com tirolesa, instalados na área de lazer do hotel São Moritz. O infantil fica a sete metros de altura e é percorrido em 20 minutos, enquanto o intermediário dura 40 minutos e fica a 12 metros. Já o adulto é feito em duas horas, a uma altura de 26 metros.

Endereço: Rodovia RJ-130 (direção Nova Friburgo), Km 36

 

4) Pedra do Sino

Spa Featture
Com altitude de 2.263m, é uma montanha de formação rochosa, constituindo o ponto culminante da Serra dos Órgãos e de todo o município. Seu fácil acesso é feito por trilhas abertas, que se iniciam na barragem do rio Beija-flor, levando diretamente da referida rocha. A sua caminhada é classificada como leve, sendo percorridos alguns trechos em terra e outros em pedras. O percurso total é de 12 km a partir da barragem.

Predomina no local uma vegetação abundante de espécies vegetais, tais como: bromélias, orquídeas e samambaias.

Local muito procurado pelos aficionados do montanhismo. De seu topo avista-se a Baixada Fluminense, a Baía da Guanabara, o Grande Rio até a Baía de Sepetiba e o Oceano Atlântico, além de outros picos (Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, Escalavrado, etc.), e de outros pontos do relevo da Serra dos Órgãos. As características de sua localização, seu porte e a sua constituição, além da exuberante flora existente, identificam a Pedra do Sino como um atrativo de beleza incomum e relevante.

 

5) Trilha Mozart

Spa Featture
Apresentado um percurso aproximado de 1 km, a Trilha Mozart Catão está localizada dentro do perímetro da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis.

É classificada, na terminologia dos excursionistas, como de leve esforço. Pode ser percorrida, aproximadamente, em torno de 30 minutos até o mirante Alexandre Oliveira, que está a 1.100 metros de altitude. De lá, pode ser avistado um panorama de quase toda a cidade. O nome dado à trilha e ao referido mirante é uma justa homenagem aos dois jovens alpinistas teresopolitanos, que perderam suas vidas ao tentarem escalar a perigosa face sul do monte Aconcágua, na Argentina, no ano de 1998.

 

6) Trilha Suspensa

Spa Featture
No caso da Trilha Suspensa – que é circular, com início no estacionamento da Barragem e fim na estrada de mesmo nome, um pouco antes deste estacionamento – percorre-se a quase totalidade de seus 1.300 metros de extensão através de passarelas de madeira e com corrimãos, em meio às copas das árvores. A caminhada tem duração de aproximadamente 1 hora e, já próximo do seu final, tem-se acesso às piscinas naturais do Rio Paquequer e às Cachoeiras de Ceci e Peri (homenagem aos personagens do livro “O Guarani”, de José de Alencar).

 

7) Agulha do Beija-Flor

Spa Featture
É uma formação rochosa com altura aproximada de 1.300m, apresenta vegetação composta por mata fechada, árvores de médio e grande porte.

Caminhadas leves com lances alternativos, sendo utilizada à trilha de acesso à Pedra do Sino. A escalada pode ser realizada, mas recomenda-se ser feita por acompanhamento de guias turísticos ou excursionistas com experiência. Durante a caminhada até o seu cume pode-se encontrar água potável.

Do local avista-se a Verruga do Frade, as montanhas em torno do bairro de Quebra – Frascos, além da cidade de Teresópolis.

 

8) Cascata do Imbuí

Spa Featture
Rio Paquequer / Estrada Henrique F. Claussen, Posse – Sede. Atrativo caracterizado por um grande platô rochoso, de onde se pode destacar três pequenas piscinas naturais, originadas do Rio Paquequer.  A cascata tem  aproximadamente 20 metros de altura, onde as águas, com forte intensidade, se precipitam em corredeiras. Seu volume é intenso durante o verão alterando-se de acordo com a incidência das chuvas. O local é muito úmido e a paisagem circundante é formada por mata fechada com árvores de médio e grande porte.

Junto ao atrativo, há forte presença de musgos e sua trilha de acesso apresenta-se florida,  com  destaque para as hortênsias.  A Cascata do Imbuí é de grande importância histórica, citada até em trechos de “O Guarani”, obra de José de Alencar. Recentemente foi construído no local um parapeito, com corrimão em toda a extensão da cascata, permitindo aos visitantes ótimos ângulos para fotos. Não é permitida a prática de banhos.

Ver Outros Passeios de Ecoturismo

 

Ver Passeios Históricos

 

Ver Passeios Gastronômicos

 

Ver Passeios de Compras

 

Ver Passeio Fauna e Flora